sábado, 1 de dezembro de 2012

Projeto Cheias de Charme

Justificativa:
     O presente projeto foi desenvolvido na escola Municipal Prefeito Major Manoel Vicente Bittencourt pela pedagoga Célia Cristina de Quadros e pela professora Helenise Aparecida de Oliveira Mezadri no 1° ano do 2° ciclo período da manhã, contando com 32 alunos participantes. O mesmo foi solicitado como atividade complementar do Curso de Tecnologias em Educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs.

Objetivos:
  • perceber a existência dos diversos tipos de mídia;
  • entender a importância das mídias em nosso cotidiano;
  • relacionar a novela Cheias de Charme com outras mídias;
  • debater sobre os pontos positivos e negativos existentes na novela;
  • desenvolver a criticidade;
  • realizar enquete sobre a Empreguete Favorita;
  • pesquisar sobre a profissão das mães dos alunos.
Metodologia:
     A metodologia utilizada foi bem diversificada onde foram realizadas: enquetes, perquisas, acrósticos, ilustrações, debates, elaboração de gráficos e tabelas, situações problema, entre outros.

 Atividades:
      No primeiro momento foi realizado um debate sobre a audiência da novela, sua história, seus personagens, a existência de outras mídias, etc.
     Em seguida, fizemos e enquete da Empreguete Favorita e registramos os dados obtidos em uma tabela e depois construímos um gráfico.
     Realizamos uma pesquisa referente as profissões das mães dos alunos e a colocamos num gráfico.
fizemos também ilustrações das empreguetes e elaboramos situaçõe sproblema.
     Para finalizar, elaboramos um a cróstico com a palavra EMPREGUETE.

Avaliação:
     Podemos afirmar que foi uma atividade significativa a qual obteve participação, interesse e o envolvimento dos alunos.



Navegação livre
A navegação livre nos permite navegar pelo mundo em tempo real onde o principal objetivo é a interatividade. Devemos nos permitir, vez ou outra, de fazer uma busca daquilo que jamais imaginaríamos encontrar. Sair de nossa rota, buscar outros horizontes, outras fontes, outros lugares. Certamente, chegaremos em algum lugar mais amplo, nunca antes navegado. Descobriremos novos acessos, novas possibilidades de contato e pesquisa ampliando nossa bagagem de conhecimento e proporcionando um novo olhar acerca de nossa aprendizagem que se caracteriza pela curiosidade e pela construção de novos saberes. E por falar em construção de novos saberes, devemos destacar a importância do hipertexto. Ferramenta de busca esta, que nos possibilita vários caminhos de leitura e interpretação de um texto lido. Agrega ao texto uma gama de informações importantes à compreensão do que se está lendo, nos dando a possibilidades de retornarmos ao texto lido sem prejuízo de sua essência, podendo nos remeter de uma simples explicação a um texto completo sobre a informação citada. Sem dúvida, um recurso indispensável para o bom e melhor entendimento do conhecimento a ser partilhado.    

domingo, 18 de novembro de 2012

A Escola Municipal Prefeito Major Manoel Vicente Bittencourt participou da VII Exposição Pedagógica promovida pela Secretaria Municpal de Educação com o Projeto de Musicalização Na Nota Certa. O projeto foi desenvolvido em todas as turmas pelas corregentes Cliciane (manhã)  e Ivete (tarde). Belíssimo trabalho que teve por objetivos despertar o gosto pela música, desenvolver a sensibilidade dos alunos em relação aos clássicos da MPB, bem como o conhecimento das notas musicais, a confecção de instrumentos, entre outros. Acredito que, nossa escola teve uma brilhante participação na mostra, pois este trabalho está acontecendo desde o início do ano. Parabéns a Escola Major, e que seja sempre assim...





A Escola Leopoldo deenvolveu o Projeto Alimentação Saudável desenvolvido pelas professoras em todas as turmas, sendo que cada turma trabalhou sub-temas como: higiene bucal, tipos de alimentos, merenda escolar, pirâmide alimentar e plantas medicinais. Foi desenvolvido pelos alunos e incentivados a aplicar no seu cotidiano e vida familiar. O resultado foi muito positivo e pode-se observar mudanças no comportamento alimentar dos alunos. Ótimo trabalho.






Outro trabalho que achei muito interessante na Mostra foi o Projeto Restaurando a Presença das Araucárias em Ponta Grossa apresentado pela  Escola Municipal professora Zilá Bernadete Bach. O projeto foi desenvolvido no 1º ano do 2º ciclo e teve como objetivo principal conscientizar os alunos de uma postura cidadã e consciência ecológica buscando práticas simples no resgate à natureza, num projeto multi e interdisciplinar. Parabéns a Escola pelo excelente trabalho.